Diferenças entre Banco e Cooperativa de Crédito

Você sabia que existem muitas diferenças entre um banco e uma cooperativa de crédito?

Um banco é uma instituição financeira que tem como objetivo lucrar com seus serviços financeiros, oferecendo empréstimos, contas bancárias, cartões de crédito, investimentos, entre outros produtos financeiros.

Os bancos são empresas de capital aberto, ou seja, possuem acionistas que detêm suas ações e recebem dividendos.

Já uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira sem fins lucrativos, formada por membros que têm interesses em comum, como por exemplo, funcionários de uma mesma empresa ou moradores de uma mesma região.

Os membros são donos da cooperativa e têm participação nas decisões importantes.

Principais Bancos no Brasil

  1. Banco do Brasil – é um banco público e é o maior banco brasileiro em ativos. Veja como abrir uma conta aqui. 
  2. Caixa Econômica Federal – é um banco público e tem foco em financiamento imobiliário, programas sociais do governo e serviços de poupança; Veja como abrir a sua conta aqui.
  3. Banco Bradesco – é um banco privado e tem forte presença em crédito, cartões de crédito e seguros; Conheça aqui.
  4. Banco Itaú – é um banco privado e é o maior banco privado brasileiro em ativos; Abra a sua conta e solicite o seu cartão com um click.
  5. Banco Santander – é um banco privado e tem forte presença em crédito, cartões de crédito e serviços de investimento. Abra a sua conta aqui.

Principais cooperativas de crédito do Brasil

  1. Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – é o maior sistema de cooperativas de crédito do país, presente em todos os estados brasileiros;
  2. Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo – é um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, com presença em vários estados brasileiros;
  3. Cresol – Cooperativa de Crédito Rural – é uma cooperativa de crédito com forte atuação no meio rural, presente em diversos estados brasileiros;

Enquanto os bancos são regulados pelo Banco Central, as cooperativas de crédito são reguladas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, as cooperativas de crédito tendem a oferecer taxas mais baixas para empréstimos e taxas mais competitivas para investimentos, pois não precisam gerar lucro para acionistas. Em contrapartida, elas podem ter menos opções de produtos e serviços em comparação aos bancos.

4.9 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.