Consultar Extrato do INSS

Publicidade

Como anda a sua aposentadoria?

O Extrato do INSS permite aos beneficiários a consulta da situação previdenciária

Muitas vezes, ao pensarmos em aposentadoria, lembramos apenas de contar os anos que já temos de contribuição ou tempo de serviço, bem como o quanto falta para alcançar o tão sonhado benefício. Mas essas não são as únicas informações importantes acerca desse assunto. É necessário saber com o quanto já contribuímos, qual será o valor do benefício a ser recebido, se houve alguma correção monetária, e muitas outras mais. Como ter acesso a essas informações ?

Como consultar extrato do INSS

O site do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) permite a consulta online de todas as informações relativas à situação previdenciária dos cidadãos. Para isso, basta o interessado verificar o seu extrato do INSS, tanto em tela, apenas para consulta, quanto em via impressa, a qual pode ser utilizada também para eventuais confirmações futuras, bem como para outros procedimentos junto ao INSS, como agendamento de atendimentos, cálculo de benefícios, etc. O site está disponível 24 horas por dia, o que torna a consulta ao extrato extremamente acessível ao contribuinte.

 

Consultar extrato do INSS
Consultar extrato do INSS

O melhor modo de se consultar o extrato do INSS é por meio do site, mas há maneiras alternativas de se ter acesso a ele. O contribuinte também pode fazer a sua consulta através do telefone, bastando discar 135, sem custo algum, já que a ligação é gratuita e não incidem impostos sobre ela. Tanto na opção via Internet quanto na telefônica, o beneficiário precisa estar de posse do número do seu benefício, da sua data de nascimento, além de saber informar o seu nome completo e o número do seu CPF.

 

O acesso ao extrato do INSS traz informações preciosas, as quais nos ajudam a saber a data de pagamento dos benefícios, o seu valor, os descontos, e muito mais. Todos os contribuintes regulares do sistema previdenciário do INSS, bem como aqueles que, mesmo não tendo contribuído, possuem direito a algum tipo de previdência, podem ter acesso ao extrato. Dessa forma, assegura-se aos aposentados e pensionistas do INSS o livre acesso a tudo o que diz respeito aos seus benefícios, de forma, rápida, confiável e acessível. Como, atualmente, no Brasil, milhares de cidadãos são contribuintes e beneficiários do INSS, essa ferramenta atinge um número enorme de pessoas, tornando-se assim um veículo universal de informação e garantia de direitos.

O extrato pode ser consultado no endereço  http://www3.dataprev.gov.br.

 

4.5 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.

Comentários