Consulta CPF – Como consultar situação do CPF Grátis

Consulta CPF – Estou na Lista Negra?

Consultar a situação de seu CPF junto aos órgãos de proteção é um procedimento simples e importante

Órgãos de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ou de proteção aos bancos, como o Serasa, servem para conferir segurança e idoneidade às operações de crédito, tais como empréstimos, crediários e financiamentos, bem como às diversas formas de operação bancária. Nem SPC nem Serasa são órgãos públicos, ao contrário, são instituições privadas, criadas pelos bancos e demais empresas de produtos financeiros, com o objetivo de unificar os procedimentos de consulta CPF à situação econômico-financeira de potenciais clientes. A partir dessa consulta cpf, ficaria mais fácil e segura a concessão de serviços de crédito e serviços bancários.

Os dois órgãos não são, como parece à primeira vista, “bichos-papões” malvados que existem apenas para impedir o acesso de pessoas a empréstimos e demais benefícios financeiros. Na verdade, eles mais ajudam do que atrapalham a vida dos consumidores. Um mercado protegido de maus pagadores e estelionatários faz com que os custos das operações creditícias e bancárias caia bastante, tornando a oferta de crédito mais farta e mais fácil, e, ao mesmo tempo, mais segura, pois só instituições financeiras oficiais têm acesso ao SPC e ao Serasa, o que afasta empresas piratas desse mercado.

Consulta CPF - Consultar CPF Serasa SPC
Consulta CPF – Consultar CPF Serasa SPC

O consumidor deve frequentemente checar a sua situação junto a esses órgãos, de forma a verificar ou consultar se o seu CPF não está incluso nos controles dessas instituições. A inclusão de um CPF no SPC ou Serasa se dá quando há dívidas não pagas, crediários ou financiamentos em aberto, ou mesmo pendências junto a bancos, como cheques não pagos e empréstimos não honrados. A consulta ao SPC e ao Serasa é usada por praticamente todas as empresas legalmente instaladas no Brasil, para que dessa forma elas tenham um conhecimento sobre os riscos apresentados por seus potenciais clientes. Também os bancos brasileiros utilizam os dados do SPC e do Serasa para verificar se uma pessoa está com sua situação regularizada junto ao comércio em geral e junto a bancos e financeiras.

Confira um vídeo explicativo de como fazer consulta CPF.

O procedimento de consulta no SPC ou no Serasa é extremamente simples e fácil. Para uma verificação, basta estar de posse de seu CPF e efetuar uma consulta pela internet, através do site serasaconsumidor e no site do SPC de seu estado. O consumidor pode também se dirigir a alguma agência do Serasa ou SPC mais próxima, e fazer a consulta pessoalmente. Se, por alguma razão, não puder se locomover, pode ou conceder uma procuração, registrada em cartório, para alguma pessoa de confiança, ou fazer a consulta por carta registrada, enviada à agência mais próxima. Deve-se ter cuidado com falsos sites, que, além de fornecer informações erradas ou mesmo falsas, usam o número do CPF para fraudes e golpes.

Importante salientar que uma consulta CPF não vai ser grátis quando se trata de restrições, somente para verificar a situação cadastral

4.9 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.

Comentários
    1. Olá Marcos,

      Você necessita realizar a consulta do seu CPF no SPC, para isso se dirija até o CDL da sua cidade para realizar uma consulta mais completa.

  1. estou com o nome limpo e não consigo tirar um carro gostaria de saber o porque a minha pontuação esta ruim e não consequiu tiar meu carro

    1. Limpei meu nome e não estou conseguindo tirar nada. Quando vou fazer algum crediário dizem que a pontuação do meu CPF está baixa, o que faço?

  2. estou com o nome limpo e não consigo, abrir crediário,nem fazer cartão de credito, gostaria de ver a situaçao do meu cpf por favor!

    1. como eu faço para aumentar a pontuaçao do meu cpf,estou com o nome limpo mas nao consigo.e nao consigo um cartao de credito por isso.

  3. gostaria de saber porque meu nome ta sujo . antes de trocar de chip eu liguei pra central Tim e falei que era pra cancelar tudo. a mulher falou que havia cancelado. e agora nao sei oque fazer estou devendo a 1 ano e nao sabia de porra nenhuma. quero resposta rapida por favor..

  4. Gostaria de saber porque não consego abrir crediário e nem fazer cartão ser meu nome tá limpo gostaria de saber como.eu faço pra rezolver esse problema e ser tem tempo estimado pra isso

  5. O cara limpa ainda tem q ter score. Blz pra aumentar tem q fazer cartão mais niguem aprova como ter crédito. E a mesma coisa de está com nome sujo