Fazer cartão de crédito com Score baixo pode ser difícil. Felizmente ainda há opções de cartões e maneiras de aumentar o score.
Quando você realiza o cadastro de solicitação de um cartão de crédito, os bancos e administradoras geralmente fazem uma análise de crédito para verificar a capacidade de pagamento do cliente, consultando dados em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Mas mesmo que seu nome não esteja negativado ou não possua nenhuma outra restrição no seu CPF, pode encontrar com dificuldades de conseguir um cartão de crédito em virtude do baixo Score.
Para lhe ajudar, elencamos dicas para aumentar o score e algumas opções para fazer cartão de crédito com Score baixo.
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que você recebe de acordo com as suas ações em relação a contas, que é registrado pelos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.
Ele é resultado do seu relacionamento com o mercado de crédito e leva em consideração informações como pagamentos em dia, atrasos ou histórico de dívidas junto a alguma empresa. Quesitos idade, renda e estado civil também são levados em conta.
Em uma escala vai de 0 a 1000, o score calcula quais são as chances de você deixar de pagar alguma compra nos próximos 12 meses.
Quando mais próximo de 1000, maiores serão as suas chances de obter o crédito aprovado.
As pessoas que estão na faixa de pontuação até 300 pontos estão no grupo de alto risco de inadimplência, já quem está entre 300 e 700 tem risco médio, enquanto quem tem acima de 700 pontos, encontra-se na faixa de risco baixo.
Existem algumas atitudes que ajudam a aumentar o score, enquanto outras fazem com que ele caia.
Caso você queira consultar o seu score de crédito, utilize o score do Serasa, clique aqui e se cadastre. Em seguida faça a consulta da sua pontuação.
O que significa score baixo?
Score baixo significa que a sua pontuação junto aos órgãos de proteção ao crédito não ultrapassa os 300 pontos. Assim, você está no grupo de pessoas considerado como de alto risco quando o assunto é inadimplência.
Ter score baixo é prejudicial, pois dificulta seu acesso ao crédito, seja para fazer um empréstimo, solicitar um financiamento ou um cartão de crédito.
Dicas para aumentar o score
Algumas atitudes ajudem a melhorar seu score e aumentar suas chances de ter acesso ao crédito. São elas:
- Quitar dívidas junto aos credores
Seu Score nunca irá subir se você tiver negativações em seu nome, portanto vá atrás da empresa que você tem negativação e tente fazer um acordo. Ter o CPF limpo é o primeiro passo para aumentar seu score.
- Pagar todas as contas em dia
Pague sempre suas contas em dia, se possível antes do vencimento. Não atrasar nenhuma conta é uma das formas de mostrar que você é um bom pagador.
- Faça compras parceladas
As compras à vista nem sempre são analisadas pelos órgãos de proteção ao crédito. Por isso, de vez em quando, faça compras parceladas e pague sempre até o vencimento. Assim seu comportamento com crédito passa a ser estudado.
- Evite pedir novos cartões de crédito ou aumento de limite
Solicitar muitos cartões de crédito ou pedir aumento de limite com muita frequência não é visto com bons olhos e pode derrubar seu score.
Se você realizou o pedido do cartão ou aumento de limite e foi recusado, espere pelo menos seis meses antes de tentar novamente.
- Mantenha dados atualizados
Para ter uma boa pontuação é preciso ser muito transparente, por isso, mantenha sempre seus dados atualizados para que não haja divergência entre os dados, para que, se preciso, as empresas sabem onde podem encontrá-lo.
- Ter contas no seu nome
Para aumentar seu score você precisa mostrar que tem o hábito de ser um bom pagador. Para analisar isso, esses órgãos usam as contas em seu CPF.
Por isso é importante ter contas no seu nome e pagar sempre em dia. Se possível tenha contas de consumo em seu CPF, será muito mais rápido aumentar o seu SCORE caso você pague essas contas em dia.
Opção de cartão de crédito com Score baixo
Mesmo com o score baixo, você pode encontrar o cartão de crédito ideal. Algumas opções são:
- Banco Inter
- Meu Pag!
- Cartão de crédito Saraiva
- Trigg