RG e CPF irão acabar? Veja tudo sobre a Identidade Única Nacional

Anunciada ainda em 2022, os planos de uma identidade única nacional estão saindo do papel.

Pelo menos cinco estados, Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Paraná e Minas Gerais ,já adotaram o novo modelo. Já os demais estados tem prazo até março de 2023 para realizarem a mudança.

O novo documento terá as versões física e digital. Com código de barras e QR-code para verificação da autenticidade.

Buscando assim, diminuir o número de fraudes, realizadas por golpistas que acabavam possuindo identidades de diferentes estados. Já que os dados não eram unificados.

Algumas cidades Brasileiras já se adequaram as mudanças e estão fornecendo na nova identidade. Porém, órgãos regulamentadores possuem até o final de 2023 para se adequarem.

Veja que vai mudar

Na nova identidade, o número do RG deixará de existir. Será mantido apenas no número do CPF, que será o único número de identificação do cidadão.

Preciso realizar a troca do meu RG?

Não se preocupe, não é necessário trocar o seu RG antigo pelo novo. O modelo atual ainda terá validade por mais 10 anos. Ou seja, até fevereiro de 2032.

Após este período sim será necessária a troca pelo novo modelo. E é importante lembrar que a substituição é totalmente gratuita. 

Documento necessários para a confecção da nova identidade

Como a CIN manterá o mesmo número do CPF já existente, é necessário que o seu CPF esteja regularizado junto a Receita Federal, com todos os dados atualizados.

A regulamentação do CPF pode ser feita de forma presencial nas unidades da Receita Federal na sua cidade, ou por e-mail. Confira os e-mails de cada aqui.

Além do CPF atualizado, será necessário apresentar o RG antigo, além disso certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

Novidades da CIN
Novidades da CIN

4.4 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.