Todo ano vemos uma corrida até as agências da Caixa Econômica Federal para o saque do Abono Salarial, popularmente chamado apenas de PIS. Mas você sabe o que é PIS? Quem tem direito ao PIS e como receber?
Neste artigo iremos lhe apresentar todas as informações necessárias para que você possa garantir este dinheiro extra.
O que é o PIS?
PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo governo federal em 1970, com o objetivo de integrar o trabalhador do setor privado com o desenvolvimento da empresa.
Na mesma época, foi criado o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, onde a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, contribuíam ao fundo destinado aos empregados do setor público.
Com a Constituição de 1988, foi criado o Abono Salarial, da forma que conhecemos hoje.
O que é o Abono salarial?
É um benefício, garantido pela constituição, aos trabalhadores cadastrados no PIS que cumpram os requisitos previstos por lei.
O Abono Salarial é liberado anualmente e o valor dele é de 01 (um) salário mínimo vigente.
Receber – Quem tem direito ao PIS
Para receber o Abono Salarial, o trabalhador cadastrado no PIS deve preencher alguns requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.
Por exemplo, para ter direito a receber o Abono Salarial no ano de 2014, o trabalhador deve ter sido cadastrado no PIS antes de 2009; ter recebido no máximo R$1448 de remuneração mensal média no ano de 2013; ter trabalhado durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2013;
Quando e como receber o PIS?
O pagamento do Abono Salarial é feito de acordo com o Calendário Anual estabelecido pelo CODEFAT e divulgado pela Caixa. Vale ressaltar que esse valor não é cumulativo. Isto é, se não for efetuado o saque durante o período estabelecido pelo Calendário Anual, o trabalhador não terá direito de retirar este valor em outro período.
O recebimento do Abono Salarial pode ser feito através de:
- Por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na CAIXA, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.
- Através do crédito na folha de pagamento, caso a empresa empregadora do trabalhador tenha celebrado convênio CAIXA PIS – Empresa.
- Nos terminais de auto-atendimento, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão com senha cadastrada.
- Em agência da CAIXA, mediante apresentação do número do PIS e um dos documentos de identificação abaixo relacionados:
o Carteira de identidade;
o Carteira de Habilitação (modelo novo), observado o prazo de validade, se houver;
o Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
o Identidade Militar;
o Carteira de Identidade de Estrangeiros;
o Passaporte emitido no Brasil ou no Exterior;
o CTPS.
Se você ainda tem alguma dúvida se tem ou não direito ao PIS deixe seu comentário que iremos esclarecer suas dúvidas.
Ola ,preciso saber porque meu abono neste ano foi interrompido pois foi notificacdo na agencia lotérica que esta “inexistente ou sem saldo”.numero do cartao cidadao e 1283357222202 obrigado!!
eu trabalhei até fevereiro de 2014 eu tenho direito ao pis?
Adriana,
Você deve cumprir os outros requisitos aqui descritos.
Boa tarde recebo 01 salario minino e meio e sou cadastrada no PIS a mais de quinze anos……nao recebi o PIS,porque trabalho com pessoa ficica…sou secretaria……o que devo fazer para receber……
Obrigado
Rosana Vitti
ola todo bem?.
Eu quero saber sobre esse beneficio , quem tem direito a receber, eu trabalho a mais de 6 anos.
Olá Vicente, segue o link que te ajuda a tirar duvidas sobre o assunto. https://www.consultargratis.com.br/quem-tem-direito-ao-pis/