Planilha de gastos – Planejamento financeiro

Publicidade

Aprender a lidar com o dinheiro é tão importante para o desenvolvimento pessoal que Educação Financeira deveria ser matéria obrigatória no ensino regular de nossas escolas.

Ganhar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas como você administra este dinheiro e faz com que ele multiplique está em suas mãos. Consultores financeiros afirmam que qualquer um, até mesmo um semi-analfabeto, pode poupar um pouco do salário mínimo e conquistar tranqüilidade para a aposentadoria.

A importância de fazer um Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento financeiro pessoal (também pode ser chamado de orçamento pessoal) na prática significa você colocar no papel (ou em uma planilha eletrônica), todas as suas receitas e despesas de forma a controlar o fluxo mensal de dinheiro.

Você fica mais tranqüilo com o controle de quanto possui, e quanto e onde pode gastar e investir.

Por outro lado, quando sobra mês ao invés de dinheiro, gera stress, pois você sempre está inseguro se conseguirá ou não quitar suas dívidas e se sobrará alguma coisa para aquele investimento que há muito você tem pensado.

Planilha de gastos – Como iniciar o Planejamento Financeiro Pessoal

Primeiramente você precisa conhecer e ter controle sobre as suas receitas e despesas.

Para facilitar, disponibilizamos uma planilha eletrônica aonde você poderá inserir todos estes dados e fazer o controle do seu orçamento mensal e anual.

Faça o download aqui: https://drive.google.com/file/d/0B7rB5F9BVTFCMTJ5bG9CSjdLazg/edit?usp=sharing

A forma de usar a planilha é muito simples:

Insira os valores das receitas, isto é, o dinheiro que você recebe (salário e outras fontes de renda). Depois, insira os valores das despesas. Pode ser que você não possua alguma das categorias, deixe-as em branco.

Planilha de Gastos
Planilha de Gastos

Sempre que você inserir um valor, a planilha de gastos será atualizada automaticamente. Faça isso todos os meses.

Caso queira, pode fazer uma planilha de gastos simples para controlar os gastos diários. Você anota tudo ali e ao final do mês transfere para a planilha mensal.

Na aba “Gráficos” você pode comparar as suas Receitas X Despesas e assim analisar se o seu orçamento está equilibrado.

Você também pode verificar a porcentagem de contribuição de cada categoria de despesa e receita para o orçamento anual.

Planilha de gastos - Gráficos
Planilha de gastos – Gráficos

Algumas dicas para não estourar o Orçamento Mensal Pessoal

  • Sempre anote as receitas e despesas, por menores que elas sejam. Você irá ver que até as pequenas compras influenciam no final do mês.
  • Invista tempo comparando os preços dos itens que irá comprar. As vezes, a diferença de valor entre itens idênticos é enorme de uma loja para outra. Procure na internet sites especializados neste tipo de serviço.
  • Faça sempre uma lista de compras e compre somente o que está escrito nela. Isto evita que você compre itens desnecessários.
  • Sempre priorize o pagamento a vista e tente angariar descontos.
  • E por último e mais importante: aprenda a viver de acordo com o seu padrão de vida, pois do contrário ele poderá decair.

4.4 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.

Comentários