Como pagar boleto com cartão de crédito

Você pode pagar boleto com cartão de crédito e aliviar o orçamento ou acumular milhas. Veja se essa forma de pagamento vale a pena e como usar essa funcionalidade.

O cartão de crédito é mais do que uma linha de crédito que permite o parcelamento das compras. Ele também é uma ferramenta que viabiliza compras via internet e empréstimos emergenciais, assim como o pagamento de contas e boletos.

Às vezes, as contas do mês não fecham e se vemos escolhendo quais contas devemos pagar. Nessas situações, ter um cartão de crédito pode ser a alternativa.

Pouca gente sabe, mas também é possível pagar boleto com cartão de crédito. Contas como água, luz, telefone e outros serviços podem ser pagos utilizando o limite disponível no cartão de crédito.

Além de um alívio momentâneo no financeiro, essa opção também maximiza o acúmulo de pontos e milhas.

Se o seu cartão de crédito acumula pontos, todas as compras ou gastos pagos com ele podem ser transformados em milhas ou outros produtos e serviços.

Embora essa funcionalidade seja uma alternativa, nem todo cartão permite o pagamento de boletos.

Se o seu permite, a maioria dos cartões não deixa pagar uma fatura de cartão com outro cartão ou usar o próprio cartão de crédito  para pagar a fatura do seu próprio cartão.

Mas antes de sair pagando tudo no cartão, consulte as possíveis taxas cobradas por esse serviço.

Ao pagar boleto com cartão de crédito pode ser cobrada uma tarifa, bem como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

O valor dessa conta paga mais as tarifas serão cobradas na sua próxima fatura do cartão.

Formas de pagar boleto com cartão de crédito

Depois de verificar a disponibilidade desse serviço no seu cartão, há 2 formas de pagar boleto com cartão de crédito:

  • Através do próprio banco emissor do cartão;
  • Através de aplicativos de carteiras digitais (fintechs).

A primeira opção é oferecida diretamente pelos bancos emissores do cartão de crédito. Neste, as taxas aplicadas e a possibilidade da transação pontuar no programa de fidelidade deverá ser consultada no próprio banco.

Para pagar boleto com cartão de crédito através do próprio banco emissor do cartão, existem 3 maneiras:

Internet banking;

Se você tiver o internet banking do seu banco, poderá pagar boleto com cartão de crédito. Para isso, acesse sua conta; clique na opção “Pagamento” e escolha  a opção “Cartão de crédito”;

Digite sua senha para autorizar o pagamento e pronto. O valor da conta será descontado do limite do seu cartão.

Aplicativo dos bancos

Se você tiver o aplicativo do seu banco no celular, também poderá optar por pagar com cartão. Se ainda não usa o app, pode ser necessário autorizar o aparelho antes de realizar a operação. Em geral, isso pode ser feito no caixa eletrônico ou pelo internet banking.

Telefone (central de atendimento)

Se a instituição financeira responsável pelo seu  cartão de crédito oferecer a opção de pagar boletos com cartão, você pode ligar na central de atendimento e realizar o pagamento por telefone.

Como pagar boleto com cartão de crédito através de aplicativos de carteiras digitais

Existem aplicativos para pagamento de contas e boletos com cartão de crédito que permitem o pagamento com uma taxa inferior ao valor ao valor cobrado pelos bancos ou até sem cobrança.

Dentre os aplicativos digitais que oferecem o serviço de pagamento de contas com cartão de crédito estão:

  • Mercado Pago
  • RecargaPay
  • PicPay
  • AME

Pagar boleto com o cartão de crédito vale a pena?

Como pagar boleto com cartão de crédito
Como pagar boleto com cartão de crédito

Depende. Mesmo que o seu banco não cobre taxas por esse serviço ou você utilize um dos aplicativos disponíveis, é preciso pensar muito bem antes de pagar boleto com cartão de crédito.

Isso, porque deve-se avaliar como estará seu orçamento para o mês seguinte. Uma vez que não adianta deixar para depois, acumular pontos e milhas e ao final não ter dinheiro para pagar a fatura integral.

Porém, em casos específicos esta pode ser uma opção viável de pagamento.

Se esta for uma opção para evitar o corte de algum serviço, ou se você tem o orçamento bem controlado, essa é uma alternativa.

4.6 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.