FIES = Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior
O que é FIES? O FIES, foi criado em cerca de 1999 pelo MEC, tendo o objetivo de estar financiando as mensalidades de cursos/faculdades para os estudantes que estejam corretamente matriculados em alguma instituição privada de Educação Superior e que tenham baixa renda. Sendo assim, sua proposta é estar sempre beneficiando, priorizando, os estudantes de baixa renda.
Os estudantes interessados no financiamento,devem alcançar algumas exigências, tais elas como ter alcançado a média superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio conhecido como Enem, sem obter a zerado da redação.
Lembrando aos interessados que desejam concorrer ao Fies, vocês devem realizar o Enem, até mesmo os professores de escolas públicas e as pessoas que terminaram o ensino médio antes de 2010, que até 2015 eram dispensados desses exames.
E o números de vagas que serão disponibilizadas em cada região é baseada em três critérios diferentes, eles sendo:
- Coeficiente de Demanda por Educação Superior (CDES);
- Coeficiente de Demanda por Financiamento Estudantil (CDFE);
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) da microrregião.
O Coeficiente de Demanda por Educação Superior representa parte de 70%, o Coeficiente de Demanda por Financiamento Estudantil 30% e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal funciona como um peso para o cálculo final.
O funcionamento da liberação do financiamento também é dependente do conceito que o determinado curso tem no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que tem por base o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
O financiamento funciona de tal modo:
- As graduações que tem conceito 5 ( que seria o conceito máximo) representam aos 35% dos financiamentos;
- 30% ficam com os cursos que alcançaram conceito 4;
- 25% aqueles que tem conceito 3;
- 10% dos financiamentos serão liberados para cursos recém-autorizados.
Os parâmetros utilizados para fazer a seleção dos acadêmicos objetivam atender a parte da população que não possui condição para assumir as altas despesas de um curso, de forma a garantir a prioridade no atendimento aos estudantes com situação econômica menos privilegiada, assim, garantindo sucesso no seu futuro profissional.
O método seletivo para participar do FIES é feito duas vezes por ano, com base no desempenho do Enem, sendo assim a nota da redação é utilizada como o primeiro critério, como já citamos acima.
Por meio do SisFIES é possível que você simule os valores a serem pagos caso o estudante seja contemplado. O site também está disponibilizando uma lista com todas as instituições que estão cadastradas em parceira com o programa.
Esse tipo de programa dá prioridade aos cursos que estão voltados para as áreas de formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior), e engenharias, graduações voltados para a área da saúde.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre O QUE É O FIES, deixe nos comentários e assim que possível estaremos entrando em contato para responder a todos. Não perca essa oportunidade, se prepare para o ENEM e se cadastre no FIES.