Cursos a distância, aprendizado sem fronteiras

Cursos a distância vem ganhando cada vez mais espaço

Publicidade

Com o crescimento dos cursos à distância em diversos setores, é possível aprender de tudo um pouco online

Assistindo a esse vídeo em que vemos crianças reagindo a um telefone residencial analógico, em que se tinha que rodar o número com os dedos para discar, é que percebemos o quanto a tecnologia se transformou radicalmente em menos de duas décadas. Essa tecnologia modificou e muito nossa forma de se comunicar com o mundo. Hoje, de um único aparelho celular, podemos muito além de realizar chamadas, ter acesso através da internet a todo um universo de notícias, vídeos, jogos, programas de televisão, filmes. E também a diversos cursos que podem ser feitos à distância de maneira online.

A internet também reduziu as fronteiras do conhecimento. Com os cursos à distância (EAD), o sistema de educação à distância, é possível ser matriculado nas universidades mais consagradas do país e do mundo sem necessariamente ir até ela fisicamente, perdendo um considerável tempo no trânsito, provavelmente. Isso tem sido feito de forma bastante eficaz na última década em diversas universidades federais, estaduais e particulares do Brasil. Muito mais do que uma simples vídeo-aula, a plataforma online permite uma série de recursos, como leitura conjunta de textos, exercícios por escrito e corrigidos na mesma hora e vídeo-conferência em tempo real. Muitas vezes os cursos online podem até ser mais eficazes do que os presenciais, pois você pode ter um tempo maior para se concentrar e assistir a aula mais de uma vez.

O mais interessante do crescimento dessas plataformas é que elas estão em todas as áreas do conhecimento e expressas de diversas maneiras. Através do YouTube, temos acesso a inúmeros tutoriais ensinando atividades cotidianas, desde como fazer determinada maquiagem, a como cortar seu próprio cabelo ou a consertar problemas no seu computador. Também é possível encontrar vídeos com matérias de concursos públicos, com dicas de pintura, culinária ou fotografia.

Cursos a distância
Cursos a distância

Se interessa por fotografia e artes mas nunca teve oportunidade de frequentar uma escola? Quer fazer algum curso mais sério, com certificado, quer melhorar seu inglês para ter melhores oportunidades de trabalho ou seguir uma nova carreira fazendo um curso profissionalizante? Para isso, a internet não tem limites e possui inúmeros cursos, gratuitos e pagos.

Como os cursos online são um universo inteiro a ser descoberto dentro da internet, separamos alguns cursos gratuitos que podem ser úteis para quem deseja se aventurar no aprendizado por aqui:

O site LearnCafe oferece diversos cursos online gratuitos, em diversas modalidades, de técnicas de culinária à história do cinema, de português à marketing para iniciantes, de HTML à como se portar bem em reuniões de trabalho.

O Canal do Ensino, além de milhões de ofertas de cursos, online ou não no Brasil inteiro, sempre faz matérias bacanas sobre cursos gratuitos.

4.8 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.