Coursera – 600 cursos online

Site da Coursera.org reúne mais de 600 cursos online em universidades do mundo todo

Publicidade

Com certeza você já deve ter visto algum anúncio de cursos online em universidades de renome internacionais como Standford, Havard ou Oxford, mas acabou não dando tanta atenção. Afinal, não é fácil lembrar qual o site, artigo, período de inscrição em que estavam os anúncios de cursos online.

No site Coursera, porém, é possível descobrir um curso naquele momento crucial entre um ou outro intervalo de tempo em que muitas vezes se quer preencher o ócio. Fundado por uma dupla de professores da universidade de Standford, o site reúne uma base de dados de todos os cursos online com inscrições abertas e gratuitas.

Na missão do site, descrita em sua página, o projeto define que trabalha “para que no futuro, todos tenham acesso a uma educação de qualidade a nível mundial” e que “promove a melhora na vida das pessoas, de suas famílias e das comunidades onde vivem através da educação”.

Entre as 108 instituições com parceria com o site estão não somente universidades, mas também órgãos globais como o Banco Mundial, MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) e National Geografic. Além disso, ainda é possível buscar os cursos por idioma, tipo de certificado (de especialização e certificados validados), inscrições a serem abertas em breve, entre outros critérios.

Coursera
Coursera

Na Coursera é possível encontrar ainda cursos de especialização em diversas áreas, como Música Moderna, Segurança Digital e até mesmo “Mudanças em assuntos globais”. As aulas podem durar até 15 semanas e envolvem recursos de leitura, vídeos, e fóruns de discussões. O preenchimento das vagas é feito por ordem de chegada/inscrição.

Antes de se inscrever, porém é preciso lembrar de reservar um espaço na agenda para se concentrar no curso. De acordo com a coordenadora de cursos online, Marina Iemini, cerca de 50% dos alunos costumam desistir em cursos online, principalmente quando são gratuitos.

Segundo ela, é importante criar uma certa rotina para evitar que outros compromissos se sobreponham ao curso ou até mesmo para evitar esquecer de realizar as tarefas do curso. “Rotina é importante até pra você se acostumar e se preparar para aquela hora em que você terá que estar concentrado em um determinado tema”, lembra.

Espero que todos aproveitem essa dica e separem um tempinho para realizar um curso grátis na Coursera e ter um currículo ainda melhor. Acesse já o site: www.coursera.org

4.6 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.