Consultar CBO

CBO –  Classificação Brasileira de Ocupações

O que é CBO

CBO, é a Classificação Brasileira de Ocupações  e foi criada pelo Ministério do Trabalho em 1977, através de um convênio entre o Brasil e a ONU, por intermédio da OIT, Organização Internacional do Trabalho, tendo como objetivo  uniformizar a classificação internacional de ocupações e cargos trabalhistas.

A Classificação Brasileira de ocupações, é um documento firmando, que tem por  objetivo normalizar a nomeação e codificação de títulos e conteúdos das  ocupações  do mercado de trabalho brasileiro.

A CBO é um instrumento fundamental para o Ministério do Trabalho  fazer estatísticas de emprego e desemprego no país, taxas de natalidade e mortalidade das diversas ocupações e para o planejamento  de requalificações ocupacionais. A CBO, é sempre atualizada e acompanha o desenvolvimento e surgimento de novas ocupações no mercado de trabalho brasileiro.

Ocupação é apenas um conceito artificial, construído por analistas ocupacionais, na realidade o que acontece, são atividades exercidas por cidadãos em um emprego ou atividade remunerada.

Essa classificação agrega as funções, situações e atividades de trabalho similares em uma determinada categoria, assim como as competências técnicas e cognitivas para o desempenho dessa ocupação.

Existem dois tipo de classificação, que são elas:

Classificação Enumerativa:

A função enumerativa da CBO é utilizadas em registros administrativos como or exemplo a RAIS ( Relação Anula de Informações Sociais), CAGED ( Cadastro de Empregados e Desempregados), Seguro Desemprego, Declaração de Imposto de Renda,dentre outros.

Consultar CBO
Consultar CBO

Também é utilizada no Censo Demográfico e por outras pesquisas do IBGE.

Classificação Descritiva:

A classificação descritiva é usada nos serviços de recolocação de mão de obra no mercado de trabalho através do Sistema nacional de Empregos (SINE) e na elaboração de currículos e na avaliação de formação profissional, em desenvolvimento de atividades educativas em empresas e sindicatos, escolas, serviços de imigração dentre outras.

Consultar CBO Online

O Ministério do trabalho, em seu portal eletrônico, disponibiliza toda a grade de ocupações e informações gerias  sobre a CBO, assim como o mecanismo de busca, onde é possível verificar, nas busca por título 9 descritiva)  em cada ocupação, requisitos necessários para o desempenho da função, grau de escolaridade, recursos de trabalho exigidos, descrição do cargo e suas funções e a que grupo de ocupações pertence.

Já na consulta CBO por código, deverá ser inserido o código da ocupação para conseguir visualizar as informações.

Há,  ainda a consulta CBO por títulos de A a , onde é possível visualizar todo as as ocupações descritas pelo Ministério do Trabalho.

Para realizar sua busca, acesse: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf

 

4.9 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.