Como sacar o FGTS – Veja os 10 tipos de saque

O FGTS é o fundo garantidor por tempo de serviço, valor correspondente a 8% do salário que todos os trabalhadores por CLT recebem mensalmente do seu empregador. Conheça os tipos de saque do FGTS agora mesmo.

Este valor fica retido em uma conta no nome do funcionário na Caixa Econômica Federal e serve como uma garantia para o caso de demissão sem justa causa ou acidente por exemplo.

O FGTS tem cerca de 190 milhões de contas criadas entre ativas e inativas, e por isso é muito importante estar atento sobre como sacar o FGTS, já que existem 10 tipos de saque.

Além de realizar a retirada destes valores, é possível utilizá-lo como desconto em muitos serviços da Caixa Econômica Federal como o minha casa minha vida por exemplo. Por isso, preparamos uma explicação passo a passo de todos os tipos de saque do FGTS.

Tipos de saque do FGTS

  1. Saque extraordinário 2022: O Governo Federal liberou um saque de até R$1.000,00 por trabalhador no ano de 2022. O valor poderá ser retirado da conta até o dia 15 de Dezembro de 2022.
  2. Saque aniversário: É possível sacar uma parte do FGTS todos os anos no mês de aniversário do trabalhador. A solicitação deve ser feita pelo App até o último dia do mês de aniversário.
    Contudo, os funcionários que optarem por esta modalidade não terão direito ao saque recisão. Entretanto, a escolha por essa modalidade não exclui a possibilidade de realizar outros saques.
  3. Saque recisão: Ao ser demitido sem justa causa o trabalhador tem o direito de sacar o valor total do seu FGTS, incluindo a multa rescisória se houver.
  4. Saque imediato: Visando conter a crise causada pela Pandemia da Covid-19 o Governo Federal liberou o saque de R$500,00 por conta do FGTS no ano de 2020.
  5. Saque aposentadoria: Nesta modalidade o saque do valor total do FGTS fica disponível para o trabalhador após o INSS realizar a confirmação da aposentadoria. Inclusive se esta for por invalidez.
    O valor pode ser confirmado e solicitado 100% online pelo App do FGTS caixa ou pessoalmente em uma agência.
  6. Saque por doença grave: sempre que o trabalhador ou um dos seus dependentes for acometido por uma doença grave o saque do FGTS pode ser solicitado. Dentre as doenças estão nefropatia ou hepatopatia graves, HIV, cegueira, Parkinson, Câncer e ainda tuberculose ativa.
    Basta comprovar a enfermidade pelo App do FGTS ou pessoalmente em uma agência.
  7. Saque calamidade: disponível para trabalhadores que necessitem o saque do FGTS em função de necessidade grave por desastre natural que tenha atingido a sua casa. Para a liberação do valor o Estado ou Município precisam decretar situação de calamidade Pública.
  8. Saque por falecimento do titular da conta: Após o falecimento de um familiar que trabalhava pelo regime CLT, a família pode solicitar o saque do seu FGTS. Basta selecionar a opção saque por falecimento do titular no aplicativo ou levar o atestado de óbito até uma agência do banco.
  9. Uso para programa habitacional: A utilização do saldo do FGTS pode ser incluída no pagamento da compra de casa ou terreno, para isso, devem ser atendidas todas as condições estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS e Manual de Moradia Própria publicado pelo Agente Operador do FGTS.
  10. Saque idade igual ou superior a 70 anos: Ao completar 70 anos de idade o cidadão tem direito de sacar a totalidade do saldo do seu FGTS, para isso, basta levar um documento comprobatório até o banco ou solicitar via App.

Saiba se você tem direito ao saque do FGTS

Visando simplificar o atendimento, desde 2020 o banco autoriza a solicitação e o acompanhamento dos valores disponíveis para saque do FGTS pelo celular. Através do App FGTS caixa que está disponível para Android e IOS, baixe agora:

Passo a Passo para acompanhar o saldo do FGTS
Passo a Passo para acompanhar o saldo do FGTS

Passo a Passo para a solicitação do saque do FGTS

  1. Após baixar o App basta preencher o seu CPF e realizar o cadastro;
  2. Escolha uma senha de 6 dígitos;
  3. O seu salto aparecerá na tela;
  4. Para solicitar o saque acesse a opção saque de sua preferência (aniversário, emergencial, ou outras situações de saque);
  5. Caso você selecionar a opção outras situações de saque, selecione o motivo do saque;
  6. Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira;
  7. Adicione os documentos solicitados;
  8. E então, a caixa irá analizar a sua solicitação e se estiver de acordo com as normas liberará o valor na conta cadastrada.

O saque também pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

4.4 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.