O cartão cidadão facilitar a vida do trabalhador já que através do serviço é possível que o mesmo tenha informações referentes aos benefícios sociais e trabalhistas. Desta forma, o cidadão pode utilizar nos canais autorizados de pagamento pela CAIXA.
Para que é o cartão
O cartão cidadão é para os usuários que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou, também recebe parcelas do seguro-desemprego.
Através do cartão é possível ter mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.
Direito ao cartão
No cartão cidadão é possível ter FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial e também as parcelas do seguro desemprego.
Através do documento é possível que o trabalhador faça a consulta do saldo ou extrato de FGTS, saldo de quotas ou rendimentos do PIS e quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, pelo site da Caixa.

Em todo caso, se o cliente não tiver benefícios a receber pela rede de atendimento da CAIXA, não é possível solicitar o Cartão do Cidadão.
Como fazer o cartão cidadão
O cartão cidadão pode ser feito de forma gratuita em uma agência da CAIXA ou pelo 0800-726-0207.
Diante disso é necessário que o mesmo possua cadastro no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).
O trabalhador precisa ter os dados cadastrais e o endereço atualizado com a caixa.
Documentos necessários
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habilitação – modelo novo;
- CTPS;
- Certidão Civil.
Para facilitar se possível ter o número do seu NIS.
Termo de Responsabilidade
O Termo de Responsabilidade é o documento emitido quando é feito o cadastro e recadastramento da Senha Cidadão, por isto o torna responsável pela utilização do Cartão do Cidadão.
Senha do Cartão Cidadão
Através da senha é possível utilizar o cartão e ter acesso ao pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, pelos pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.
Cadastro da senha
Para fazer o cadastro ou recadastrar a senha do cartão cidadão é preciso ir a uma Agência da CAIXA. Já para fazer a Senha Cidadão em uma Casa Lotérica, ligue para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207.
Em todos estes casos é preciso apresentar o Termo de Responsabilidade e alguns dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
- Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
- Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
- Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
- Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sobre o visto de permanência temporária pelo País.