O cartão de crédito é algo muito usado pelos brasileiros. E com a facilidade que a tecnologia trouxe, hoje é possível inclusive realizar compras online.
Porém, muitas vezes, principalmente nestes meios virtuais, há grandes chances de você fazer uma compra por impulso e se arrepender.
Por isso, hoje mostraremos como cancelar uma compra no cartão de crédito, caso você tenha desistido da mesma.
Embora muitos não saibam deste direito e acabam sofrendo as consequências de uma compra por impulso, cancelar esta compra é possível. Isso porque o Código de Ética do Consumidor, no artigo 49, protege quem se arrepende de realizar compras fora do estabelecimento comercial, como na internet.
Porém, o cliente só tem direito a isso por um prazo máximo de 7 dias.
Neste artigo, explicaremos mais sobre como funciona o cancelamento de compras no cartão de crédito.

Cancelamento de compra na fatura do cartão
Os valores de compras que a pessoa quer cancelar podem ser devolvidos, inclusive com correções monetárias.
Assim, o arrependimento sobre a compra deve ser avisado à instituição financeira ou administradora do cartão pelo fornecedor. Este irá cancelar a transação, impedindo-a de ser cobrada na próxima fatura.
Caso a cobrança já tenha sido lançada na fatura, a administradora do cartão que deverá estornar o valor em um prazo máximo de 30 dias.
Em caso deste prazo for excedido, o consumidor pode procurar a administradora do cartão e o PROCON, pedindo maiores esclarecimentos sobre como proceder.
Vale lembrar que o cancelamento também é possível se você não reconhece alguma compra que foi cobrada em sua fatura. Assim, deve reclamar sobre a cobrança, exigindo o cancelamento.
Cancelar compra do cartão de crédito após o pagamento
Outra boa notícia é que você pode pedir o cancelamento de uma compra mesmo caso já tenha pagado a fatura. Isso porque quando você realiza o pagamento de um valor indevido, você pode pedir o estorno, ligando para a instituição financeira ou administradora do cartão de crédito.
Assim, este valor deve ser estornado em dinheiro através de depósito bancário ou em desconto na próxima fatura.
Essa devolução do valor é chamada de crédito voucher e pode ser realizada também em caso de compras parceladas. Porém, neste caso, o ideal é você pagar a primeira parcela antes mesmo do vencimento, para que se evitem riscos de juros e encargos.
Então este valor pago deve ser devolvido e as próximas parcelas serão então canceladas.
Vale ressaltar que as parcelas canceladas podem aparecer nas suas faturas ainda, porém sempre com sinal de negativo, assim, você deve calcular e verificar se houve realmente o desconto do valor.