Chia ajuda a emagrecer

Benefícios da chia

Publicidade

A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, assim como a sálvia, originária do México e suas sementes são utilizadas como alimento na América central há séculos.

A chia ganhou notoriedade e espaço no cardápios, após  especialistas em nutrição atribuírem á ela o poder de emagrecer, rejuvenescer e prevenir doenças, a chia possuem  ácidos graxos poli insaturados, fibras, proteínas e diversos outros nutrientes que favorecem o organismo, como a regulação das taxas de colesterol e o fortalecimento do sistema imunológico.

O que faz a chia ajudar a emagrecer é o poder de saciedade que ela nos dá depois de consumida e suas fibras tem o poder de absorver muita água, ela funciona como se fosse um gel, ou seja, para que a chia funcione como método de emagrecimento é fundamental o consumo recomendado de dois litros de água diários. É esse mecanismo da chia que favorece o menor consumo de alimentos e consequentemente ajuda a emagrecer.

O consumo diário ou regular da chia também ajuda a não formação de gorduras localizadas, além de ajudar na redução de glicemia, logo é um alimento valiosos para prevenção do diabetes tipo 2, pois ela aumenta o tempo de liberação da glicose no organismo.

Rica em ômega 3, também previne doenças cardiovasculares, desde que seu consumo seja regular, esse ácido graxo previne a formação de coágulos sanguíneos e arritmias e  ajuda a regular a pressão arterial, tem efeito desintoxicante, é fonte de cálcio e pode ser consumida por quem tem intolerância a lactose, também e rica em vitamina A, favorecendo assim, cabelos e pele mais saudáveis e bonitos, ajuda na prevenção da celulite e fortalece o sistema imunológico, além de ser excelente fonte de ferro.

Não há parâmetro ou  indicações sobre a quantidade diária a ser consumida da chia, porém estudos conduzidos nos dizem que 25 gramas diárias é o suficiente, aproximadamente duas colheres de sopa, mesmo porque, a chia é calórica e seu consumo deve se manter dentro dessas 25 gramas diárias para que não haja efeito contrário. Usando o senso comum, tudo em excesso faz mal.

A Chia auxilia no emagrecimento
A Chia auxilia no emagrecimento

A chia pode ser consumida facilmente em saladas atuando como tempero, em óleo na preparação dos alimentos e tempero de saladas, em gel misturada com água, substitui ovos na preparação de receitas, e em forma de farinha, que pode ser misturada à sopas, sucos, frutas e demais alimentos.

Não há contra indicações para o consumo da chia, entretanto a chia, apesar de ser rica em fibras e proteínas é um carboidrato e seu consumo elevado pode favorecer o ganho de peso e a constipação intestinal.

A chia é sim uma boa ferramenta para auxilar a perda de peso, mas não é um remédio milagroso, é necessário fazer uma dieta equilibrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente. Não adianta comer chia em todas as refeições e nos intervalos comer uma caixa de chocolates, perder peso, significa reprogramar seu gasto e consumo de energia e isso requer mudanças de hábitos diários. Abaixo,  segue um link onde você poderá encontrar receitas saborosas e fáceis para incorporar a chia no seu cardápio diário, além do uso natural em saladas, sucos e farinha.

http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/receitas/8-receitas-pr%C3%A1ticas-com-chia#image=8

4.4 de 5
Deixe seu comentário
Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.