Conheça mais sobre a modalidade de cartão de crédito pré-pago e como solicitar o seu.
O cartão pré-pago é um cartão de crédito de mais fácil acesso, não requer conta corrente em banco, nem realiza consultas ao SPC e Serasa. Portanto, é uma opção de cartão de crédito para negativado.
Apesar de ser bastante atraente e oferecer diversas vantagens, possui algumas limitações que podem não atender a todos.
Continue a leitura e veja as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito pré-pago e as melhores opções de cartões.
Como funciona cartão pré-pago
Os cartões de crédito pré-pagos funcionam de modo semelhante um celular pré-pago. Dessa forma, antes de usá-lo, você precisa recarregar com a quantia que quiser e depois usa para pagar suas compras em lojas físicas ou online.
A grande maioria dos cartões pré-pagos possuem bandeiras aceitas em todos os estabelecimentos, tais como Visa e Mastercard.
Apesar de serem recarregáveis, você deverá informar que o pagamento será na função crédito em estabelecimentos. Por isso o nome cartão de crédito pré-pago.
Com o cartão pré-pago dá para fazer compras sempre que tiver saldo disponível no cartão. Se acabar, basta recarrega-lo.
A consulta do saldo e extratos é realizada facilmente por meio dos aplicativos ou site do cartão escolhido.
Vantagens do cartão de crédito pré-pago
Controle de gastos
Controle melhor seus gastos e aprenda a passar determinado período somente com aquela quantia de dinheiro, uma vez que você insere quanto dinheiro quiser no cartão pré-pago.
Ampla aceitação
Existem cartões pré-pagos nacionais e internacionais, isso que dizer que dá para usá-los dentro do país e também no exterior. Por isso, é uma opção mais barata e segura de fazer suas compras em viagens.
Não tem idade mínima exigida
Diferente dos cartões de crédito tradicionais, até mesmo os menores de idade podem solicitar o pré-pago. Dar ao seu filho um cartão desses é uma maneira de educa-lo financeiramente.
Sem comprovação de renda e sem consultas no SPC/Serasa
Para solicitar cartão de crédito pré-pago não é preciso apresentar nenhum tipo de comprovante de renda e não são realizadas consultas em órgãos de proteção ao crédito.
Os cartões têm a aprovação imediata e podem ser uma boa opção para quem está negativado.
Desvantagens dos cartões pré-pagos
Não permite parcelamento
Com o cartão pré-pago todas as compras devem ser pagas à vista, ou seja, não será possível parcelar compras.
Custos
Apesar de não possuírem anuidade, existem outras taxas como adesão, saque, recarga, mensalidade e emissão de segunda via que devem ser pagas. O valor dessas taxas depende do banco emissor.
Opções de cartões de crédito pré-pago
Existem diversas opções de cartões de crédito pré-pagos no mercado. Cada um possui suas próprias taxas e diferentes aceitações e bandeiras. Algumas opções disponíveis são:
- Cartão Pré-Pago Mastercard
- Cartão Pré-Pago Visa
- Cartão Pré-Pago PagSeguro
- Cartão Pré-Pago Ourocard
- Cartão PayPal
- Cartão Pré-Pago Elo
- Cartão Mercado Pago
Como solicitar cartão de crédito pré-pago
Depois de escolher o cartão que melhor atende suas necessidades, você poderá solicitar seu cartão pré-pago diretamente pelo site do emissor.
Basta entrar no site do cartão escolhido e clicar onde diz solicite ou peça seu cartão.
Preencha com seus dados pessoais e pronto! Dentro de alguns dias o cartão será enviado para o seu endereço.
Para começar a usá-lo, basta inserir crédito que geralmente é feito através de boleto bancário. Ou, no caso de contas digitais, o dinheiro da conta já está atrelado ao limite disponível para usar com o cartão.
A maioria dos cartões pré-pagos possuem aplicativos próprios. Basta baixar no seu celular e poderá controlar facilmente o saldo do seu cartão e efetuar recargas.