Posso cancelar meu cartão de crédito mesmo com dívidas?

Essa não é daquelas informações que os bancos e operadoras de cartões de crédito costumam divulgar aos clientes, mas saiba que mesmo que você tenha uma dívida alta no seu cartão é direito seu solicitar o cancelamento quando quiser. É importante ficar claro que o término do contrato não significa que você está perdoado da dívida adquirida, que precisa sim ser paga. Essa é apenas uma medida para que a sua dívida pare de aumentar, e impedir de continuar fazendo novos débitos.

Sendo assim, fica mais acessível na hora de pagar a dívida pois o juro está estancado.

Como funciona?

A prestação de crédito por meio dos cartões é um serviço como outro qualquer e pode ser cancelado a qualquer momento é um direito do consumidor.

Para cancelar o cartão de crédito com dívidas você deve entrar em contato com o banco ou a instituição de crédito. Esse contato pode ser feito via autoatendimento, telefone, pessoalmente ou por meio de uma carta AR (com protocolo de recebimento) enviado por você ao credor – algumas empresas exigem esta última opção. A nossa recomendação é que você escolha um meio que te dê um documento registrando a sua solicitação, por exemplo, o aviso de recebimento pela carta ou um documento emitido pelo banco confirmando a sua solicitação de cancelamento. Pode parecer bobagem mas em caso de processo judicial por parte da operadora do cartão, você precisará comprovar que fez a solicitação.

Vantagens

Se você está com dívidas no seu cartão de crédito, o cancelamento é a melhor solução contra a chamada “bola de neve” que é  juros sobre juros quando você paga somente o valor mínimo da fatura (ou qualquer outro que não o valor total). Quando você não paga o valor integral da sua fatura e joga a dívida para frente, as operadoras de cartões chegam a cobrar 10% de juros ao mês sobre o valor devedor, o que significa um crescimento imenso da sua dívida. E nesse caso, é onde as financeiras ganham mais nos juros, pois são altíssimos.

Ao cancelar o cartão de crédito,  a dívida para de crescer já que os juros altíssimos cobrados pelo crédito rotativo não podem mais ser cobrados. A partir do cancelamento somente os juros de mora, de 1% ao mês, podem ser incididos. Caso você não consiga pagar o valor integral da dívida negocie com o seu credor uma parcela que caiba mensalmente no seu orçamento, mas não deixe de pagar, para que não ocorra o cancelamento do acordo.

Muitos atendentes acabam induzindo o cliente a não fazer o cancelamento que o melhor é parcelar a fatura, para não perder o cartão, e nesses casos que o cliente acaba aceitando e onde fica endividado e não vence mais pagar devido o juro sobre juro.

As administradoras do cartão acabam perdendo pois além de ganharem nos juros, tem mais a anuidade, e com o cancelamento gera desvantagem.

Então se você não quer mais ser refém dos cartões, parcele sua dívida e já solicite o cancelamento e exija um documento assinado que comprove o cancelamento.

Sim, é possível cancelar o cartão de crédito mesmo que esteja com dívidas de compras em aberto.

Em caso de dúvidas, deixe seu recado em nosso site que em breve responderemos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *