O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação para avaliar alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . Na prática, o Sisu funciona como um grande vestibular nacional, com milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do Brasil. As instituições de ensino seguem ao sistema e informam quantas vagas há.

Ficou mais fácil para que você entre na universidade dos sonhos e faça o curso tão sonhado, entre em contato e não perca as datas de inscrição.

O que é SISU

O que é SISU

O Sisu é uma página na internet na qual o estudante faz sua inscrição e concorre a uma vaga no ensino superior. Para participar da seleção é preciso ter prestado o último Enem.

No sistema, o candidato pode escolher dois cursos de graduação. A cada dia, o Sisu divulga as notas de corte das carreiras e assim o estudante pode ter ideia se sua pontuação é suficiente para ser aprovado no curso pretendido. O candidato pode alterar as opções até o último dia de inscrição, escolhendo as que possui mais chances de conseguir a aprovação.

O Sisu calcula a nota do candidato de acordo com os requisitos do curso escolhido e das políticas de ação afirmativa, que concedem bônus a candidatos negros, indígenas ou ex-alunos de escolas públicas, por exemplo. Há cursos que dão mais peso para a redação, ou para uma das provas de múltipla escolha. A nota será gerada pelo sistema e mostrada ao candidato.

O Sisu realiza duas chamadas. Por fim, convoca os candidatos restantes a participarem de uma lista de espera, caso não tenham sido aprovados. Os estudantes que tiverem interesse em participar desta lista são convocados pelas próprias universidades, se as vagas não forem preenchidas.

Todo semestre, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições para vagas em universidades públicas. O processo do Sisu é totalmente informatizado e usa a nota do Enem para classificar os candidatos, que não precisam fazer o vestibular tradicional.

O Sisu oferece milhares de vagas gratuitas em todo o Brasil e as inscrições abrem duas vezes por ano: em janeiro e em junho. Fique atento para ter sua tão sonhada Bolsa de Estudos.

Descubra como funciona o Sisu e o que você precisa fazer para conseguir entrar na universidade pública sem fazer o vestibular! 

Acesse o site do sisu e confira os procedimentos para realizar as inscrições e não perca a oportunidade que o Sisu oferece.

Portanto não fique de fora, fique ligado nas datas das inscrições . E consiga sua Bolsa de Estudos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *