O que é IEPTB – Consulta de Protesto Grátis

IEPTB significa Instituto de Protestos de Títulos do Brasil e permite que sua consulta seja feita pela internet.

Os protestos acontecem quando as empresas ou pessoas não recebem o dinheiro que lhe haviam acertado. Seja por qual meio foi contratado, o não recebimento pode acarretar em um protesto feito em cartórios mesmo.

Protesto é uma peça judicial a partir da qual o reclamante pede o seu pagamento devido, conforme acordado entre as partes.

Muitas pessoas, físicas ou jurídicas, podem ser alvo de algum protesto e devem regularizar sua situação, caso contrário, o nome fica sujo. Com o nome sujo, no caso de pessoas físicas, não podem dar entrada em operações de crédito.

Seja para fazer um cartão de crédito ou para pegar um empréstimo, nenhuma ação será autorizada. Ela só poderá fazer este tipo de serviço conforme a quitação do seu débito frente à justiça.

Por isso, é muito importante que se acordem valores reais e que deem condições para ambas as partes.

No caso de pessoas jurídicas, um protesto pode impedir que as empresas realizem transferências bancárias de alto valor.

Além disso, empréstimos são negados, e em casos mais graves a conta pode ser bloqueada.

Para se evitar este tipo de constrangimento, é essencial que as partes façam a devida negociação de valores, e que estes possam ser garantidos pelo contratante.

Regularização da situação

A regularização da situação se dá somente na parte de conciliação, onde as pessoas possam entrar em um acordo referente ao pagamento.

Tendo realizado o pagamento, o nome é retirado do SPC ou Serasa e passam a figurar como regularizados.

Por isso deve-se ter atenção a todo o tipo de contratação a se fazer e de que forma a negociação pode se desenrolar. O futuro dela pode indicar muitas direções possíveis para ambos os lados, e sem o cuidado devido pode trazer importantes consequências.

 

Seja para pessoas físicas ou pessoas jurídicas, não é interessante que o nome esteja em situação irregular. Operações simples podem ser dificultadas por conta de irregularidades, o que pode dar muita dor de cabeça.

Ter o nome em situação regular abre portas para investimentos e até ações ousadas em diversos segmentos, tanto para pessoas como para empresas.

No entanto, se não houver regularidade, novos contratos, inclusive, são vetados e por pendências referentes a pagamentos não realizados.

Por isso, muita atenção ao se celebrar um contrato e cuidado com os valores, pois eles podem ser de grande problema se não cumpridos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *