Número do PIS – Como saber?

Sempre que um trabalhador precisa receber seus direitos após uma demissão ou informar seus dados após uma admissão de contrato, é imprescindível que ele tenha em mãos o número do PIS para que possa receber o benefício da empresa anterior ou da nova empresa que venha a trabalhar. Porém, nem sempre o funcionário se preocupa em pesquisar tal informação sem que haja uma certa necessidade. Quando essa informação é importantíssima, muitas vezes o trabalhador (principalmente o trabalhador iniciante) esquece como obte-lo, portanto, seguem as informações de como descobrir o número do PIS de maneira rápida e até mesmo sem sair de casa.

Número do PIS na carteira de trabalho!

Geralmente essa informação tão importante se encontra na própria carteira de trabalho, na última página do documento. Muitas vezes ele não constara no documento, caso não conste o número do PIS na carteira de trabalho, basta entrar em contato com as agências da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP). Se nenhuma dessas alternativas resolverem tem como solicitar o número de maneira mais flexível, há o site do DATAPREV (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html).

Número do PIS

Número do PIS

Como utilizar o site do DATAPREV?

O DATAPREV é uma empresa especializada em assuntos de tecnologia e informação em Previdência Social, neste site é possível ter acesso a diversos assuntos do ramo. Para solicitar o número do PIS,  é importante ter em mãos o número do seu CPF.

Basta entrar no link “Inscrição” em seguida completar alguns campos com o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após preencher estes dados, uma nova tela irá aparecer com o número do PIS solicitado.

Organize o seu PIS

É importante garantir que o número do PIS será guardado com segurança, anote o número em algum lugar de fácil acesso em sua carteira de trabalho para facilitar as consultas futuras. Se preferir, deixe o site da DATAPREV nos favoritos se seu navegador, facilitando a consulta em casos de emergência.

O número do PIS é de extrema importância, com ele o trabalhador tem controle do FGTS, o que é muito importante para ser utilizado em casos de financiamento, doenças graves e aposentadoria, alem de poder ser resgatado em caso de demissão sem justa causa. Não deixe pra se organizar em cima da hora.

7 comments

  • Pingback: Quem tem direito ao PIS - Abono Salarial do PIS/PASEP 2014

  • tereza maria do nascimento

    eu trabalhei alguns meses com carteira assinada em 2001 e nunca procurei saber se eu tinha pis, agora eu quero saber se eu tenho ou não.obrigado pela atenção.

    • Olá Tereza,

      Para receber o PIS é necessário ter a pelo menos a 5 anos sua carteira de trabalho, no ano anterior ao recebimento do PIS ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada e não ter recebido mais que 2 salários mínimos em média mensal de rendimentos em carteira, é importante também que a empresa na qual você trabalha ou trabalhou tenha informado corretamente os seus dados para o RAIS.

  • suely maria dos Santos

    Sou empregada doméstica na minha carteira nao tem número do pis eu quero saber porquê

  • Edvailton dos santos Oliveira

    quero saber o numero do meu pis

  • olá meunome e Vânia gostaria de saber c posso pegar meu pis atraves do número q esta na minha carteira?

    Gostaria de saber c posso pegar meu pis so pelo número do pis q esta na carteira de trabalho nunca peguei meu pis pois não sou cadastrada… Fui na caixa saber como Faso para me cadastrar falaram q so pelo Telefone

  • Olá bom dia.. Trabalhei agosto de 2006 a março de 2007 de carteira assinada sai, depois trabalhei maio de 2009 a agosto de 2009 em locais diferentes,tenho direito ao PIS, nunca procurei saber se tenho algum direito, como faço para saber..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *