Email marketing – Opção de descadastramento

Entenda a importância do uso da opção de descadastramento no email marketing

Ao fazer uma campanha de e-mail marketing é imprescindível que a as pessoas que irão receber seu email na caixas de entrada, seja ele qual for o email da pessoa, email yahoo, email do gmail, email hotmail, enfim, qualquer pessoa que a sua campanha for alcançar é preciso que ela tenha essa liberdade de escolhe de poder decidir se quer ou não continuar recebendo seus e-mails, caso isso não aconteça, existe um sério risco de estar prejudicando a reputação do seu IP de disparo junto as grandes servidores de email.

Bem ao contrário de outros métodos que acabam sendo utilizados para enviar publicidade ou fazer algum tipo de campanha através da utilização de disparos de e-mails, muitos métodos nem mesmo se preocupam em saber se você quer ou não receber determinado conteúdo, geralmente classificado como spam, já no email marketing está questão não pode e não deve ser levada com este intuito, pois a grande diferença de spamer e campanhas maliciosas é de fato proporcional ao seu público alvo estar recebendo apenas aquilo que lhe interessa e aprova o recebimento. Sendo assim, o ato de não colocar ou oferecer a opção de cancelamento ao seu público alvo é estar andando na contramão de princípios primordiais do email marketing, ou seja, obter de seu cliente a liberação para estar enviando aquele material ou campanha publicitária. Tenha em mente que se sua campanha for definida como um spam, os servidores de grandes portais de e-mail estarão colocando sua identificação na rede como sendo duvidosa, o que deverá comprometer próximas campanhas de envio de emails.

Email marketing - Evite spam

Email marketing – Evite spam

Confira algumas dicas essenciais para se fazer uma campanha de emails com sucesso:

1 – Entenda que é melhor ter uma assinatura cancelada do que ter um email seu em uma lista de spam, portanto é importante ter em mente que se o seu cliente ou futuro cliente não achar um botão para cancelar a assinatura de seus emails, ele quase que certamente irá colocar seu email como sendo um spam, não espere que ele prontamente envie um e-mail dizendo que não quer mais receber mais do mesmo, isso poderá evitar que seu IP seja bloqueado por servidores de e-mail.

2 – Saber o motivo pelo qual o seu alvo está querendo se “livrar” de seus e-mails pode ser um legado interessante que esse alvo não atingido, mesmo não tendo alcançado seu objetivo, pode lhe ajudar a não pecar mais no mesmo erro, por isso aproveite para questionar no descadastramento, e tirar dele o motivo pelo qual não quer mais receber seus e-mails, segue uma sugestão de opções para colocar no descadastramento:

  • Estou recebendo muitos e-mails seguidamente
  • Não tenho interesse no produto/empresa
  • Não me interesso pelo assunto
  • Outros motivos. Quais?

Com essas informações você poderá melhorar sua taxa de rejeição e explorar cada vez mais e de maneira mais correta o seu público alvo, ao mesmo tempo, dando a ele a liberdade de escolha, isso vai tornar cada vez mais sua campanha mais interessante ao público, use essas informações a seu favor, perder um cliente as vezes pode ser o caminho para conseguir vários outros.

Coloque a opção de descadastramento, geralmente ela é inserida no final do e-mail, em letras menores, não tem problema desde que ela esteja presente.

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