Consulta CNPJ

Apesar de sancionado há quase 24 anos, o Código de Defesa do Consumidor ainda está longe de coibir práticas fraudulentas por parte de algumas empresas em seus negócios com consumidores pessoas físicas e jurídicas.

Para que ambo sintam-se mais seguros antes de fazerem qualquer transação, uma das principais ferramentas é  a consulta CNPJ, que significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de um número único que identifica uma pessoa jurídica, uma empresa e outros tipos de organização perante à Receita Federal. O cadastro serve como uma identidade,contendo data de abertura da empresa, razão social, nome fantasia, se está ativo ou não, código ou descrição da atividade principal (conhecido como CNAE), código e descrição das atividades econômicas secundárias – se tiver, código e descrição da natureza jurídica, endereço e situação cadastral. O CNPJ deve constar de toda e qualquer nota fiscal das empresas, bem como na embalagem de todos os seus produtos.

Embora fazer a consulta CNPJ não isente ninguém totalmente de perdas ou calotes, oferecerá um pouco mais de tranquilidade quanto à idoneidade de uma empresa, já nesta situação a companhia apresenta CNPJ regular. Por isso, na hora da consulta é preciso observar se está regular ou irregular. Os benefícios da checagem do CNPJ incluem: maior segurança nas transações com empresas; alerta em negociações; identificação antecipada de possíveis atos de eventuais empresas com comportamento inadequado, indicando possibilidade de fraude; prevenção e maior segurança proteção contra fraudes; maior velocidade na oferta de crédito e no processo de cobrança devido à simplicidade da consulta; precisão e atualidade dos dados e redução da inadimplência e de fraudes nos negócios.

Como fazer uma consulta CNPJ?

Vale ressaltar que esta consulta não fornece dados mais detalhados sobre dívidas ou protestos (possíveis por outros sistemas), mas já é um bom início. Para isso, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br  e , depois, clicar em “Pessoa Jurídica”, em seguida em CNPJ e escolher a opção “Consulta Situação Cadastral“. Aparecerá uma nova tela, na qual deverá ser digitado o número do CNPJ, sem separação de ponto ou traço. Em seguida, deve-se preencher o o quadrado ao lado com os mesmos quatro caracteres que estão no quadro maior do lado direito, exatamente como se apresenta, ou seja, se tiver letra maiúscula digite maiúscula, se for número coloque número. Após, clique no botão “Consultar“.  Assim,irão aparecer as informações cadastrais básicas da empresa e sua situação, ou seja, se está ativa ou não.

Consulta CNPJ

Consulta CNPJ

Outro meio para consultar CNPJ é o site www.sintegra.gov.br, do Sintegra SP (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) que também permite uma serie de consultas e serviços online. A pesquisa é feita por Estado, portanto, será obtido também o número de inscrição estadual. Caso você saiba apenas a razão social da empresa, antes de entrar no site da Receita Federal, acesse o site da Junto Comercial de seu Estado que, por meio da razão social da empresa, fornecerá o número do CNPJ.

6 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *