Como fazer o Cartão Cidadão

O cartão cidadão facilitar a vida do trabalhador já que através do serviço é possível que o mesmo tenha informações referentes aos benefícios sociais e trabalhistas. Desta forma, o cidadão pode utilizar nos canais autorizados de pagamento pela CAIXA.

Para que é o cartão

O cartão cidadão é para os usuários que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou, também recebe parcelas do seguro-desemprego.

Através do cartão é possível ter mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.

Direito ao cartão

No cartão cidadão é possível ter FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial e também as parcelas do seguro desemprego.

Através do documento é possível que o trabalhador faça a consulta do saldo ou extrato de FGTS, saldo de quotas ou rendimentos do PIS e quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, pelo site da Caixa.

Número do PIS

Número do PIS

Em todo caso, se o cliente não tiver benefícios a receber pela rede de atendimento da CAIXA, não é possível solicitar o Cartão do Cidadão.

Como fazer o cartão cidadão

O cartão cidadão pode ser feito de forma gratuita em uma agência da CAIXA ou pelo 0800-726-0207.

Diante disso é necessário que o mesmo possua cadastro no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

O trabalhador precisa ter os dados cadastrais e o endereço atualizado com a caixa.

Documentos necessários

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação – modelo novo;
  • CTPS;
  • Certidão Civil.

Para facilitar se possível ter o número do seu NIS.

Termo de Responsabilidade

O Termo de Responsabilidade é o documento emitido quando é feito o cadastro e recadastramento da Senha Cidadão, por isto o torna responsável pela utilização do Cartão do Cidadão.

Senha do Cartão Cidadão

Através da senha é possível utilizar o cartão e ter acesso ao pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, pelos pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.

Cadastro da senha

Para fazer o cadastro ou recadastrar a senha do cartão cidadão é preciso ir a uma Agência da CAIXA. Já para fazer a Senha Cidadão em uma Casa Lotérica, ligue para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207.

Em todos estes casos é preciso apresentar o Termo de Responsabilidade e alguns dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sobre o visto de permanência temporária pelo País.
Compartilhe!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *