Dicas de como Economizar Energia

Se a sua motivação é economizar energia para economizar dinheiro, saiba que ao economizar energia você também está contribuindo para a sustentabilidade dos recursos naturais do planeta. Pois, muitas vezes, esses recursos são utilizados de forma indiscriminada e não renovável, tornando-os cada dia mais escassos.

Além do mais, a conta de energia está cada dia mais alta. Os reajustes estão ocorrendo em espaços cada vez menores e assim, somente economizando para salvar o orçamento mensal.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas de como economizar energia.

Dicas para Economizar Energia

 

  • Saiu, apaga!

Essa deve ser a regra central. Isso significa desligar as lâmpadas e tirar da tomada os aparelhos que estão ligados desnecessariamente. Ao contrário do que muitos pensam, aparelhos no modo standby consomem energia e podem fazer uma diferença relativamente pequena na conta mensal, mas somando anualmente, a economia é significativa. Principalmente se forem aliadas à outras práticas para economizar energia. Uma outra dica é quando viajar, limpe geladeira e freezer e desligue a chave geral. Assim não terá gastos desnecessários enquanto estiver fora.

 

  • Regule tudo

Se for usar o ar-condicionado, regule a temperatura de forma a evitar a sobrecarga do aparelho. Na geladeira, o mesmo princípio. Em épocas frias ou quando a quantidade de alimentos é pequena, diminua a temperatura para o mínimo.

 

  • Faça a manutenção preventiva dos Aparelhos e Lâmpadas

Limpe o ar-condicionado, geladeira e outros aparelhos com frequência. Leia o manual. Eles sempre trazem dicas para o melhor uso dos aparelhos. Mantenha a borracha da geladeira sempre em bom estado e se necessário, efetue a troca. Mantenha as lâmpadas, lustres e luminárias sempre limpos de forma que a luz tenha um alcance maior.

 

  • Evite comprar e usar aparelhos supérfluos que utilizem energia

Por exemplo, umidificadores eletrônicos podem ser substituídos panos úmidos e uma bacia com água. Ao pensar em comprar um novo aparelho, avalie se é realmente necessário.

 

  • Aproveite a Luz Natural

Mantenha as cortinas e as portas abertas de modo que permita que a luz do sol entre nos cômodos. Os locais mais utilizados pela família devem ser locais bem iluminados. Ex: Áreas de trabalho e estudo, alimentação, etc.

 

  • Economize no Uso do Aparelhos

Tente acumular o máximo de roupas antes de usar a máquina de lavar e o ferro de passar. A mesma coisa para a máquina de lavar louças. Assim, você usa ela apenas uma vez ao invés de gastar a mesma quantidade de energia várias vezes.

Investimentos que valem a pena na hora de Economizar Energia

Às vezes, para economizar, é preciso fazer alguns investimentos. Abaixo está uma lista de alguns investimentos que você pode fazer para conseguir uma redução nos gastos com energia.

  • Troque as lâmpadas incandescentes por outras mais econômicas como as fluorescentes e as de Led.
  • Ao comprar um aparelho novo, dê preferência por aqueles que consomem menos energia. Muitos destes aparelhos possuem selos identificando aqueles que são mais eficientes no consumo de energia elétrica. O investimento vale a pena.
  • Se necessário, troque o seu aparelho antigo por um novo, mas eficiente energeticamente. Muitas concessionárias possuem campanhas de descontos para troca de aparelhos usados por novos e mais econômicos. Verifique na sua cidade/estado.
  • Ao escolher as cores da casa nova ou reforma, dê preferência por cores claras que ajudarão a refletir a luz e consequentemente clarear o ambiente.

 

Compartilhe!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *