Como cancelar uma compra no cartão de crédito

O cartão de crédito é algo muito usado pelos brasileiros. E com a facilidade que a tecnologia trouxe, hoje é possível inclusive realizar compras online.

Porém, muitas vezes, principalmente nestes meios virtuais, há grandes chances de você fazer uma compra por impulso e se arrepender.

Por isso, hoje mostraremos como cancelar uma compra no cartão de crédito, caso você tenha desistido da mesma.

Embora muitos não saibam deste direito e acabam sofrendo as consequências de uma compra por impulso, cancelar esta compra é possível. Isso porque o Código de Ética do Consumidor, no artigo 49, protege quem se arrepende de realizar compras fora do estabelecimento comercial, como na internet.

Porém, o cliente só tem direito a isso por um prazo máximo de 7 dias.

Neste artigo, explicaremos mais sobre como funciona o cancelamento de compras no cartão de crédito.

Cancelar compra no cartão de crédito

Cancelar compra no cartão de crédito

Cancelamento de compra na fatura do cartão

Os valores de compras que a pessoa quer cancelar podem ser devolvidos, inclusive com correções monetárias.

Assim, o arrependimento sobre a compra deve ser avisado à instituição financeira ou administradora do cartão pelo fornecedor. Este irá cancelar a transação, impedindo-a de ser cobrada na próxima fatura.

Caso a cobrança já tenha sido lançada na fatura, a administradora do cartão que deverá estornar o valor em um prazo máximo de 30 dias.

Em caso deste prazo for excedido, o consumidor pode procurar a administradora do cartão e o PROCON, pedindo maiores esclarecimentos sobre como proceder.

Vale lembrar que o cancelamento também é possível se você não reconhece alguma compra que foi cobrada em sua fatura. Assim, deve reclamar sobre a cobrança, exigindo o cancelamento.

Cancelar compra do cartão de crédito após o pagamento

Outra boa notícia é que você pode pedir o cancelamento de uma compra mesmo caso já tenha pagado a fatura. Isso porque quando você realiza o pagamento de um valor indevido, você pode pedir o estorno, ligando para a instituição financeira ou administradora do cartão de crédito.

Assim, este valor deve ser estornado em dinheiro através de depósito bancário ou em desconto na próxima fatura.

Essa devolução do valor é chamada de crédito voucher e pode ser realizada também em caso de compras parceladas. Porém, neste caso, o ideal é você pagar a primeira parcela antes mesmo do vencimento, para que se evitem riscos de juros e encargos.

Então este valor pago deve ser devolvido e as próximas parcelas serão então canceladas.

Vale ressaltar que as parcelas canceladas podem aparecer nas suas faturas ainda, porém sempre com sinal de negativo, assim, você deve calcular e verificar se houve realmente o desconto do valor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *